Jacinto Manto: A caricatura do jovem cristão

by - 8:10 PM


Com mais de 1 milhão de inscritos, o youtuber Vinicius Rodrigues vem dominando as telas e agora os palcos, ganhando tanto admiradores quanto críticas.

 
Nos últimos três anos, surgiu um novo segmento humorístico que vem crescendo no Brasil na plataforma do YouTube: o humor gospel. São pessoas comuns, normalmente evangélicas, que produzem um conteúdo sobre o meio cristão. Com vídeos sobre o seu cotidiano, desde a forma de vestir e falar, a diferenças entre as mais variadas denominações cristãs espalhadas pelo país. Membros de igrejas tradicionais e conservadoras a igrejas liberais são os protagonistas desses canais que vem ganhando força.

Vinicius Rodrigues, 28, dono do perfil Tô solto no Youtube faz o papel fictício de um Pastor chamado Jacinto Manto, e desde o nome já é uma brincadeira. Ele viu na maior plataforma de vídeo atual a oportunidade de ganhar dinheiro e ter independência financeira.
Morador do bairro Grajaú, zona sul de São Paulo, Vinicius era vendedor antes de ingressar no mundo digital, e abandonou o emprego para produzir seus vídeos. Porém antes de ganhar grande popularidade na plataforma do Google, ele começou criando memes no Instagram com piadas sobre o cotidiano gospel, e ganhou muitos seguidores, até que resolveu fazer sua primeira gravação.

Apesar de tratar de humor, Rodrigues criou o Tô Solto para sair da depressão. “Eu assistia vários tipos de canais, como Fabiola Melo, Whindersson Nunes, Jesus Copy entre outros. Eu estava isolado do mundo devido minha depressão, e por serem vlogs, aquilo dava uma sensação boa, como se alguém estivesse falando comigo. Através disso eu também quis interagir com as pessoas. O Youtube me influenciou” conta Vinicius.

Embora o personagem Pastor Jacinto Manto ser seu carro chefe, Vinicius começou com o formato do tradicional Vlog, em que ele discorria sobre o que acontece no dia a dia em uma igreja e de seus frequentadores. “Em meus primeiros vídeos, eu falava sobre as coisas do cotidiano dos jovens cristãos” relata o comediante.

Em um de seus primeiros vlogs, ele ilustra como seria se um uma pessoa fosse pentecostal o tempo todo, dando cantada ou até mesmo pedindo pizza. Com essa brincadeira utilizando gírias e formas de se comportar, nasceu o seu famoso personagem. “O Jacinto Manto apareceu por acaso, não tinha pretensão de criar um pastor” esclarece Rodrigues. Foi o primeiro vídeo de grande sucesso, explodindo de visualizações. Páginas do Facebook postaram em seus perfis gerando milhões de visualizações, e no YouTube quase 2 milhões de views. “Eu nunca imaginei. Daí o canal só cresceu.”

Hoje, ele possui mais de 1,1 milhão de inscritos. Com vídeos postados semanalmente, que eventualmente acabam no Em Alta na própria plataforma do Google.
Atualmente ele utiliza o Pastor Jacinto Manto como conteúdo exclusivo em seu perfil do YouTube. Sempre utilizando um humor exagerado em que o tradicional cristão pentecostal realiza uma determinada tarefa do cotidiano. “Eu penso como seria se o meu personagem que é 100% espiritual pegasse um Uber, por exemplo, ou se um GPS ficasse com demônio, e qual seria sua reação”.

Das telas para os palcos
Com o tamanho sucesso, Vinicius foi convidado para fazer um pré-show de um stand up do também comediante Daniel Araújo, que tem um canal chamado Paxtorzão. “Eu não sabia o que era stand up ainda. A galera já me conhecia e reagiram super bem. Foi uma experiência marcante e eu quis aquilo para minha vida.”

E a partir disso ele criou o próprio stand up, também utilizando o Pastor Jacinto Manto como protagonista. Ele faz uma encenação de um culto normal de uma igreja pentecostal, e vai inserindo as coisas engraçadas e exageradas ao decorrer da apresentação. “Tem muita coisa que é improviso. Mas o Jacinto vai contando como que foi a conversão dele, as frustrações e vida sentimental que ele tem.”

Vinicius Rodrigues já percorreu com seu stand up quase todos os estados brasileiros, indo a igrejas, realizando congressos, e até se apresentando em circos. Porém em sua peça ele não faz somente humor. Após todas as brincadeiras, ele faz uma ministração contando sobre sua vida pessoal e sua trajetória cristã.
Mas nem tudo são flores. Justamente por fazer um papel de um pastor exagerado, os mais conservadores não aprovam esse tipo de brincadeira. O youtuber conta que já recebeu de xingamentos a ameaças na internet. “Já descobriram o telefone da minha casa e me ligaram ameaçando.”

Os mais tradicionais não concordam com esse tipo de humor, pois acreditam que esse tipo de conteúdo utiliza uma conotação e um direcionamento contrário aos valores e princípios cristãos. “Se para segurar jovens na igreja nós dependermos de humor, o evangelho deixa de ser evangelho. Pois ele veio para confrontar o homem e não levá-lo ao comodismo. Está fora de um contexto bíblico e não aprovo esse tipo de coisa” explica Tadeu Coelho, um pastor de uma igreja conservadora.

O que eles mais criticam são os vídeos em que os youtubers brincam com o sagrado e principalmente com a manifestação do Espírito Santo. Sendo elas baseadas em uma doutrina bíblica. Vinicius conta que hoje tem mais cautela na hora de produzir seu roteiro. “A partir do momento que você faz uma coisa que seu público não vai gostar, aí que está o limite do humor gospel.”
 
Apesar disso, o comediante defende sua opinião sobre o seu segmento. “Ninguém precisa concordar com o que eu penso. Na minha forma de atuação, eu também vejo que estou trabalhando para o reino de Deus. Todos nós trabalhamos para o mesmo reino, mas de formas diferentes.” Rebate Vinicius Rodrigues. “Tem muita gente que me critica, e não sabe o que eu faço. Meu stand up é totalmente diferente dos meus vídeos. Eu trabalho a parte espiritual também. Se as pessoas conhecessem, talvez elas mudariam de opinião.” 

Porém existem cristãos mais liberais que aprovam esse tipo de conteúdo na internet. Carlos Silva é pastor de uma igreja liberal, e diz que essa também é uma forma estratégica. “Nós queremos colocar uma formalidade para falar o evangelho às pessoas. Considerando que as pessoas têm o mesmo pensamento, a mesma ideologia. O apóstolo Paulo em seu tempo utilizava uma forma diferente para pegar a palavra. O stand up gospel e esses vídeos são uma forma de salvar vidas.”

You May Also Like

0 comentários